domingo, 27 de setembro de 2009

Pré-Cambriano

Pré-Cambriano é o nome tradicional que se dá ao conjunto dos éons anteriores ao Fanerozóico: o Proterozóico, o Arqueano e o Hadeano. Já recebeu nomes como Azóico ("sem vida") e Criptozóico ("vida oculta").

O Pré-Cambriano está compreendido entre o aparecimento da Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, até o surgimento de uma larga quantidade de fósseis, que marca o início do período Cambriano da era Paleozóica do éon Fanerozóico, há cerca de 540 milhões de anos.
Sabe-se pouco dos eóns pré-cambrianos, apesar de corresponderem a sete oitavos da vida da Terra, já que as modificações a que a crosta terrestre foi submetida posteriormente dificultam a interpretação dos vestígios deste. A maioria dos conhecimentos atuais deve-se a descobertas efetuadas nas últimas quatro ou cinco décadas. Foi durante o Pré-Cambriano que os eventos mais importantes da história da Terra aconteceram:

o início do movimento das placas tectônicas;
o início da vida na Terra;
o aparecimento das primeiras células eucarióticas;
a formação da atmosfera;
o aparecimento dos primeiros animais e vegetais.

A mais antiga e mais vasta divisão do tempo geológico. O seu início não é ainda definitivamente conhecido, ultrapassando, entretanto, a casa dos quatro bilhões de anos (estimativa baseada na radioatividade); o seu término deu-se aproximadamente há 500 milhões de anos. Designam-se comumente como pré-cambrianos os terrenos formados durante essa era. Constituem-se de rochas metamórficas (gnaisses, xistos) intensamente dobradas e falhadas e rochas ígneas (granitos, etc.). A sua importância econômica é muito grande, porque nos terrenos dessa era estão as maiores reservas de ferro conhecidas, manganês, etc., sem mencionar-se ouro, cobre, níquel, prata, pedras preciosas, material de construção, etc. Distribuem-se os terrenos pré-cambrianos largamente pelo mundo, sendo as suas áreas maiores de ocorrência chamadas "escudos". Na Austrália constituem o Escudo Australiano; na África, o Escudo Etiópico; na Ásia, o Escudo Angárico; na Europa, o Escudo Báltico; e, na América do Sul formam dois escudos principais: o Escudo Guianense, ao norte do Rio Amazonas, e o Escudo Rio Grandense, que compete ao sul e sudeste do Rio Grande Do Sul, norte e nordeste do Uruguai. Fósseis de idade pré-cambriana são comparativamente raros: estruturas possivelmente originadas por algas (Collenia, etc.), moldes de medusas, etc. A ocorrência de rochas grafitosas em terrenos desta era sugere vida orgânica, enquanto os depósitos de ferro e de calcário são considerados por muitos autores como sendo resultantes da atividade de bactérias.

Um comentário:

Taylor Nunes disse...

Olá ! Parabéns pela aula !! Me foi muito útil ! Fiquei mais satisfeito ainda porque minha foto das montanhas do Parque Nacional da Serra da Mocidade foi usada para ilustrá-la ! Só pediria uma gentileza: coloque o crédito nela, como determina a lei de Direitos Autorais. Coloque assim: Taylor Nunes/ICMBio-RR
Grande abraço !!!